quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

WikiLeaks: a manipulação da mídia global e do PIG

Quem acompanha desde a madrugada desta terça as notícias sobre o vazamento de mais de 250 mil comunicações (cabos) da diplomacia norte-americana pelo site WikiLeaks (www.wikileaks.org, mas nem tente acessar porque já foi bloqueado pela maioria dos administradores da Web, alguns deles localizados nos EUA) não tem mais dúvidas: o Império estadunidense trabalhou para derrubar Manuel Zelaya em Honduras, tentou forçar o Brasil a adotar uma rigorosa lei "antiterrorismo" claramente destinada a atacar o MST e chegou a articular com Israel e governos aliados do Oriente Médio uma invasão ao Irã. Os diálogos também revelam um grande entrosamento entre o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, e a embaixada dos EUA em Brasília, sempre no sentido de criticar a política externa de Lula e conspirar contra governos progressistas da América Latina.

Enquanto isso, a mesma mídia que hoje manipula os dados vazados pelo WikiLeaks, omitindo aquilo que aponta para a evidente sintonia entre um ministro de Estado brasileiro e os interesses dos EUA, mas, por outro lado, repetindo o discurso da imprensa estadunidense que criminaliza o autor do vazamento, defendeu e continua defendendo a permanência de Nelson Jobim - inclusive requentando o noticiário sobre a violência no Rio de Janeiro, fato que teria "garantido" Jobim no ministério de Dilma -, golpes contra governos democráticos do continente e política externa submissa a Washington. Tente buscar no Google informações sobre o vazamento, por exemplo com a palavra-chave "wikileaks". Os jornais-portais brasileiros praticamente omitem as impressões digitais de Washington no golpe de Honduras, limitam-se a pinçar fragmentos dos documentos para repreender o "anti-americanismo" do Itamaraty, reproduzem o frenesi da mídia dos EUA com a notícia da ordem de captura da Interpol contra o ciberativista Julian Assange e ainda exploram um assunto sempre ressucitado quando o WikiLeaks derruba a máscara de uma potência hegemônica - aconteceu no caso da Guerra do Afeganistão: o processo contra Assange por suposto estupro na Suécia.

A mídia hegemônica no Brasil, que chamamos PIG (Partido da Imprensa Golpista) se diz defensora da "liberdade de imprensa", mas bateu palmas para a destruição da democracia hondurenha, chegou a anunciar a queda de Hugo Chávez em 2002 (e dias depois ficou de cara no chão quando as forças populares venceram o golpe contra o presidente constitucional da Venezuela) e não para de mostrar sua verdadeira face. São antipatriotas, inimigos da América Latina e defensores dos interesses do Império de Washington em todo o planeta.
(Zilda Ferreira e Rodrigo Brandão, editores do Blog EDUCOM)

Vi o Mundo: 'Jobim, fofoqueiro, enfiou tumor na cabeça de Evo Morales'
por Luiz Carlos Azenha (atenção aos preciosos links)

O ministro Nelson Jobim, que segundo o WikiLeaks prestou serviços de informação ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, ajudou a espalhar o boato de que o presidente da Bolívia, Evo Morales, tinha um tumor enfiado no nariz.

Como se sabe, as relações entre os Estados Unidos e a Bolívia são frígidas — e pouco mudaram depois que Barack Obama sucedeu George W. Bush.

O despacho do agora ex-embaixador Clifford Sobel, de 22/01/2009, baseou-se em fofoca feita pelo ministro Nelson Jobim depois de encontro entre o presidente Lula e Morales.

Seria um “grave tumor”, de acordo com o que a Folha relatou, baseada no vazamento de telegramas confidenciais no WikiLeaks.

O governo boliviano negou o tumor, disse que Evo Morales sofria de um problema no septo nasal que foi corrigido em uma cirurgia feita por médicos cubanos. É o que diz o R7.

É curioso que Dilma Rousseff vá manter no governo um ministro que, em plena campanha eleitoral, deixou no ar a impressão de que poderia se tornar ministro em um (argh!) governo Serra. Coisas de Brasília.

Leandro Fortes diz que Jobim é um X-9 gringo plantado no coração do futuro governo Dilma.

Mais cedo, Nelson Jobim negou em nota que tenha se referido de forma desairosa a Samuel Pinheiro Guimarães, o cérebro por trás da política externa independente e soberana do Brasil.

Quem realmente se divertiu com os boatos sobre a saúde alheia foi o jornalista britânico Robert Fisk, com quem tive o prazer de tomar uns drinques num dos muitos lançamentos de livros que ele fez em Nova York.

Fisk escreveu uma frase sobre os vazamentos de “doenças” no WikiLeaks:

“Adorei o espantoso relato de alguém que visitou a embaixada dos EUA em Ancara e contou aos diplomatas que o Líder Supremo do Irã Ali Khamenei sofria de leucemia e estava à morte. Não porque o pobre velho sofra de câncer – é mentira –, mas porque é o mesmo tipo de descalabro sobre líderes do Oriente Médio recalcitrantes que se vê há muitos anos. Lembro de quando “fontes diplomáticas” norte-americanas ou britânicas inventaram que Gaddafi estaria morrendo de câncer, que Khomeini estaria morrendo de câncer (muito antes de ele morrer), que o matador de aluguel Abu Nidal estaria morrendo de câncer 20 anos antes de ser assassinado por Saddam. Até na Irlanda do Norte um miolo-mole britânico contou-nos que o líder protestante William Craig estaria morrendo de câncer. Claro que Craig sobreviveu, como o horrível Gaddafi, cuja enfermeira ucraniana é descrita nos documentos dos EUA como “voluptuosa”, o que ela é. Mas haverá alguma dama loura não “voluptuosa”, nesse tipo de novelão?”

Para ler todo o artigo, clique aqui.

Veja ainda:
No dia 30 de dezembro de 2009, o "Estadão" noticiava a tentativa golpista de Jobim, em aliança com os comandantes das três Forças Armadas e minava as relações entre Lula e o ministro Paulo Vannuchi, fatos estes subsequentes ao lançamento do PNDH-3. Clique aqui e leia o texto completo.