segunda-feira, 13 de junho de 2011

Petroleiros estão ao lado dos bombeiros, na luta por direitos e justiça social

 

A campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso está solidária com os bombeiros do Rio de Janeiro. Participam da nossa campanha, que propõe o controle do estado brasileiro sobre todo o petróleo nacional (Petrobras 100% estatal e pública), dezenas de sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais, instituições civis, movimentos estudantis, representações partidárias. Nesse momento, em nome conjunto dessas representações, bradamos: Somos todos bombeiros! e conclamamos a população a se vestir de vermelho, pendurar panos vermelhos nas janelas e fachadas, usar braçadeiras e fitas nos carros, até o atendimento das reivindicações desses trabalhadores e a libertação dos presos.

Por que a nossa campanha não pode se omitir, diante do que está acontecendo com bombeiros e guardavidas? Porque a Bacia de Campos é a maior província petrolífera do Brasil, responsável por mais de 80% da produção nacional, além de possuir as maiores reservas provadas já identificadas e classificadas no país. O estado é o que mais investimento recebe do governo federal, além de ter a segunda maior arrecadação de impostos. No entanto, os bombeiros fluminenses são os mais mal pagos do Brasil! Em Brasília, o piso salarial está acima de R$ 4 mil. No Rio de Janeiro, o salário líquido está em torno de R$ 900 por mês, sem vale-transporte!

De que adianta tanto petróleo no mar, se a exploração dessa riqueza não trouxer benefícios para o povo brasileiro? Campos, a terra do petróleo, é recordista em trabalho escravo. No caso dos bombeiros e demais servidores públicos, pagar salários dignos e oferecer boas condições de trabalho é o mínimo que se pode exigir.

Afinal, para onde vão os royalties? A campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso propõe que a população tenha controle sobre esses gastos e investimentos.  Vamos explorar o petróleo para sanar os graves problemas de educação, saúde, desemprego, moradia, reformas agrária e urbana, a partir de um projeto popular para o Brasil. E não para encher os bolsos dos empresários!

É revoltante e inaceitável agredir, desrespeitar, prender e pagar salários de fome aqueles que salvam vidas. Petroleiros e bombeiros estão juntos em vários momentos. São trabalhadores e trabalhadoras. Não são bandidos. São heróis. Seja nas grandes tragédias  nas enchentes ou desastres ambientais muitas vezes provocados pelo próprio petróleo  seja na luta cotidiana pela sobrevivência e por melhores condições de vida para o povo trabalhador, bombeiros e guardavidas estão sempre arriscando a própria pele, para ajudar o próximo. Por tudo isso, manifestamos o nosso apoio e solidariedade a essa luta. Até a vitória!

Em 1995, a nação inteira se tornou petroleira, na luta contra o neoliberalismo e a privatização da Petrobrás. Hoje somos todos bombeiros!

"Cabral, mobilização é um direito, não é crime! Não à criminalização dos movimentos sociais!"

Campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso: Sindipetro-RJ, MST, FNP, Consulta Popular, Assembleia Popular, CUT, CSP-Conlutas, Intersindical, MTD, MTD pela Base, FIST, Casa da América Latina e dezenas de outras organizações.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias