domingo, 1 de maio de 2011

Ataque da Otan mata filho caçula de Kadafi

O filho mais novo do líder líbio Muamar Kadafi, Saif al-Arab Kadafi, foi morto neste sábado durante um ataque aéreo da Otan, anunciou o porta-voz do regime em Trípoli. De acordo com Moussa Ibrahim, o ditador líbio estava junto com o filho, mas saiu ileso do bombardeio. O ataque também matou três netos e feriu outros parentes e amigos.

Kadafi e sua mulher estavam na casa do filho em Trípoli quando ao menos um míssil da Otan atingiu o local. "A casa de Saif al Arab Muamar Kadafi (...) foi atacada com meios potentes. O líder [Muamar Kadafi] está bem", disse Ibrahim. "Ele não foi ferido. Sua mulher também passa bem". Saif al-Arab era o sexto filho do ditador líbio, tinha 29 anos de idade, era civil e estudava Alemanha.

Escola
Na madrugada deste sábado, um ataque da Otan destruiu o prédio da Sociedade Líbia da Síndrome de Down. Ainda não foi esclarecido qual era o alvo do ataque, embora as autoridades líbias afirmem que era o próprio Muammar Kadafi, que fazia um pronunciamento ao vivo à TV no momento.

"Eles talvez quisessem atingir a televisão. Este prédio não é militar, não governamental", disse à agência Reuters Mohammed al-Mahdi, chefe do conselho sociedades civis, que licencia e fiscaliza os grupos civis na Líbia.

O míssil destruiu completamente um escritório adjacente no complexo que abriga a comissão do governo para crianças. A força da explosão arrancou as janelas e portas da escola financiada por pais para crianças com síndrome de Down, e os funcionários disseram que ela danificou um orfanato no andar de cima.

"Eu me senti realmente triste. Fiquei pensando, o que vamos fazer com essas crianças?", disse Ismail Seddigh, que montou a escola há 17 anos depois que sua filha nasceu com síndrome de Down. "Este não é o lugar que deixamos, na tarde de quinta-feira."

Não à renúncia
Mais cedo, Kadafi anunciou que não abandonará a Líbia, mas se disse disposto a aceitar um cessar-fogo se todas as partes o aprovarem, informou a rede de televisão "Al Jazeera".

"Não vou abandonar meu país", apontou Kadafi nesta madrugada em discurso transmitido pela emissora estatal, segundo o site da "Al Jazeera" em inglês. "Ninguém pode me obrigar a deixar meu país, e ninguém pode me dizer para não brigar pelo meu país", assegurou.

O líder líbio acrescentou que ainda está disposto a um cessar-fogo: "A [Líbia] esteve pronta até agora para entrar em um cessar-fogo... mas o cessar-fogo não pode ser de uma só parte".
"Fomos os primeiros a dar as boas-vindas a um cessar-fogo e fomos os primeiros a aceitá-lo, mas o ataque cruzado da Otan não parou", disse.

Com agências

Fonte: Yahoo Notícias