sábado, 19 de março de 2011

Cancelado discurso de Obama na Cinelândia

A passeata contra a visita  de Obama foi sucesso dos movimentos
sociais, petroleiros e partidos  de esqueda.. Ela começou na
Candelária com ameaça de forte  repressão, mas  não aconteceu,
durante todo o trajeto até chegar no Consulado Americano, quando
alguem jogou um coquetel molotov. Nesse momento, desencadeou a repressão,
com gás lacrimogêneo e prisões. Mas, nem por isso, a passeata,
nesta sexta feira, deixou de ter êxito.(Nota da editora do Blog)



Sérgio Vieira, do R7, no Rio*

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou seu discurso público que seria realizado no próximo domingo (20) na Cinelândia, praça do centro da cidade do Rio de Janeiro, depois de alertas recebidos pelos serviços de inteligência dos EUA após monitoramento de redes sociais, segundo informações obtidas com fontes no consulado norte-americano.

O serviço secreto cogitou a possibilidade de protestos e críticas ao Chefe de Estado dos EUA após a ONU (Organização das Nações Unidas) ter autorizado sanções militares à Líbia. Fontes do consulado afirmaram que agentes do serviço secreto encontraram indícios de que críticas ao ato público estavam sendo feitas em uma rede social, o que deixou a equipe de segurança do governo norte-americano receosa.

Militares do Exército, da Polícia Militar, Civil e Federal estão ocupando pontos estratégicos da Cinelândia desde a manhã desta sexta-feira (18), inclusive com a presença de um blindado do Exército diante da Biblioteca Nacional e três viaturas da polícia militar.

Para a segurança do Theatro Municipal, onde o presidente dos EUA realizará discurso para convidados do Consulado, Embaixada e do governo brasileiro, cerca de 500 homens das Forças Armadas estarão posicionados no entorno do local. O controle e a varredura interna ficarão sob responsabilidade exclusiva da Polícia Federal brasileira.

Além da Cinelândia, soldados da Brigada de Infantaria Paraquedista estão localizados em outros pontos da região central, entre eles, as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco.
FBI fará inspeção no dia do discurso