segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O debate da Rede TV-Folha de S. Paulo

Você lerá abaixo a análise do jornalista Renato Rovai. Concordo com ele. O debate foi morno. Mas como Dilma questionou o governo de São Paulo e enfatizou que é preciso respeitar o aluno e o professor, alfinetando que não se pode tratar professor a base de cassetete, creio que nesse debate ela ganhou votos em São Paulo. Avalio também que Dilma consolidará sua posição no restante do país por ter destacado o lado privatista de Serra.
(Zilda Ferreira - editora política do Blog EDUCOM)

O debate organizado pela Rede TV e Folha de S. Paulo foi o mais chato da campanha. Sem nenhuma novidade que possa mudar algo na atual tendência que parece ser um equilibro na casa dos 8 pontos ou um pouco mais de vantagem para Dilma Roussef – o tracking interno do PT apontou neste domingo 51 a 40.

Nem Serra e nem Dilma trataram das últimas questões polêmicas: aborto, igrejas, panfletos, gráficas interditadas etc.

Acho que isso é bom, principalmente para Dilma. Porque dá uma levantada no nível do debate e permite discutir estilos de governar.

O máximo da polêmica ficou em torno das questões das privatizações. Dilma insistiu com o tema que Serra tentou evitar.

A campanha entra agora na reta final e dificilmente as tendências atuais tendem a mudar. A não ser que um fato novíssimo entre em jogo.

Mesmo o debate da Globo tem pouco potencial para mudar o resultado da eleição, porque os candidatos já se conhecem muito bem.

PS1: Serra disse de novo que chamar o engenheiro Paulo de Souza de Paulo Preto é rascismo, insinuando que o apelido teria sido dado pelo PT ou por Dilma. Seria bom lembrá-lo que quem o chamava assim eram os seus colegas de governo do Estado, todos tucanos. E que Paulo de Souza, ou Paulo Preto, está processando seus ex-colegas tucanos que o acusaram, como Eduardo Jorge e o deputado José Anibal. Não está processando nenhum petista.
PS2: Em votos válidos o tracking do PT, que é feito pelo Vox Populi, aponta 56 a 44. Apenas apurei a notícia e repasso a vocês. Isso não significa nem que eu confie totalmente nela nem que desacredite. Em geral, os resultados dos trackings são um pouco diferentes dos de pesquisa de campo, pois os trackings são feitos por telefonemas. Eles ajudam a apontar tendência. Pra isso costumam ser bem úteis. Neste sentido estão indicando aumento da diferença de Dilma pra Serra. A conferir nas próximas pesquisas.